terça-feira, 24 de maio de 2011

Paradas sustentáveis

Hello!!
Tô passando só pra dizer que estou entrando nessas “paradas sustentáveis” ( edu sabe o que eu tô falando kkk)e também quero que vocês entrem comigo!
Não sei se vocês viram a vergonha que nós, cearenses, passamos no programa Fantástico do ultimo domingo (22/05).Eles realizaram um pequeno teste nas 5 capitais do país para ver quanto tempo as pessoas demoravam para apanhar e jogar no lixo uma garrafa pet que foi deixada de proposito por um dos produtores do programa nos shoppings dessas capitais.
Nós, cearenses, demoramos quase 16 min para jogarmos a bendita garrafa no lixo ( que vergonha, hein?)
Ações como estas só revelam o quanto estamos apressados e ocupados demais para pensarmos no futuro do planeta.
Mas será que precisamos de muito?
Uma pequena atitude sua pode mudar muita coisa.
Então pensando assim eu decidi parar de usar sacolas plásticas e não deixar mais ninguém jogar lixo na rua diante da minha presença! Isso mesmo, se eu ver você jogando lixo na rua você tá ferrado!!!! kkk
É claro que eu não vou poder sair por ai ensinando boas maneiras a quem infelizmente não recebeu educação, nem vou sair por ai mandando o povo jogar o lixo no lixo ou levar para casa, posso levar uma surra e ai meu entusiamo ecológico vai para o espaço... Mas se eu ver alguém jogando lixo o minimo que posso fazer é jogar esse lixo no lugar correto (não, não é pra jogar no coleguinha mal educado. Eu sei que dá vontade, mas se controla!).
Vamos aprender a dar o exemplo pelo menos, né galera?
Quanto as sacolas ainda não parei de usa-las completamente, mas reduzo o máximo possível, e o que der pra levar na mão eu levo... Tem gente que pega sacola até para levar uma caneta dentro! Pra quê????
Eu tenho aprendido a me policiar mais, a não deixar a torneira e o chuveiro aberto enquanto estou escovando os dentes ou lavando o cabelo, desligar as luzes que não estou usando... E assim vou tentando preservar e me sentir responsável nem que seja um pouquinho.
Seria bom que nós nos preocupássemos mais com isso, que no meio de tantas ocupações procurássemos nos adequar a esse novo mundo que não tem mais espaço para desperdício.
Até agora não entendo, como ainda não existe em cidades como a minha (Beberibe- Ce) coleta seletiva, algo que poderia ajudar muito a própria cidade!

Porém como diz a música “quem sabe faz a hora não espera acontecer”,por isso não vamos ficar esperando nossos governantes caírem na real, vamos fazer a nossa parte. Para isso vou deixar aqui para meus queridos telespec's, algumas dicas de ações sustentáveis que você pode encaixar na sua rotina:

*Compre ou faça uma sacola retornável ou procure saber se a loja que você frequenta já utiliza as sacolas biodegradáveis. Para as mulheres existem Ecobags que são verdadeiros mimos, dá até pena de usar kk

*Economize água. Lembre-se que um dia você pode morrer de sede!

*Não jogue lixo na rua.

*Separe o lixo.

*Procure utilizar marcas que desenvolvam ações e produtos sustentáveis.

*Não jogue óleo ou outros resíduos gordurosos na pia.

*Economize energia.

*Evite o consumo exagerado.

*Por fim, ensine aos outros o que você aprendeu.


Minhas ações parecem pequenas? Realmente são. Mas eu sei que se eu criar esse hábito, algumas pessoas que convivem comigo também criaram, meus filhos vão aprender e repassar e assim terei uma geração mais consciente :)
E se todos nós pensarmos assim, teremos muitas gerações conscientes e quem sabe o futuro seja um lugar melhor...

Bjos e mandem uma sugestão para a próxima postagem (as vezes fico sem idéia) rsrs

Um comentário:

  1. Parabenizo vc pelo seu grau de consientização. As vezes atitude como as que vc deu exemplo parecem tão pequenas que nos dar um certos disânimo, mas é nesse momento que devemos lembra daquela “simples” professora Amanda Gurgel uma gosta no mar de professores ou um grão de areia na problematica da educação, que consegui impactar toda nossa nação!! Pequenas atitude podem sim transformar o mundo!!!

    ResponderExcluir